Pastoral Litúrgica

Nenhuma outra atividade na Igreja se iguala em eficácia a Sagrada Liturgia. Assim SC 7 compreende a ação ritual no âmbito da vida e missão da comunidade cristã. Os padres conciliares ensinam que isso se deve ao fato de as celebrações serem ação do Cristo Total, cabeça e membros. Ação divino-humana que se prolonga na história simbólico-sacramentalmente.

Para que os fiéis possam tomar parte nesta ação sacra e mediante os ritos e preces adentrar o Mistério Pascal, é preciso que cada paróquia - conforme ordena o Concílio - incremente a pastoral litúrgica (SC  41) para que os fiéis sejam impelidos a estruturar sua fé a partir desta fonte inesgotável de vida.

A Pastoral Litúrgica abarca os diversos ministérios e serviços que atuam nas celebrações, para que seja de fato uma ocasião para que toda a Igreja possa oferecer a Deus um culto agradável. Destaca-se, no entanto, a Equipe de Liturgia como o seu «coração pulsante». É ela a primeira responsável por preparar as celebrações de olho na participação ativa da assembleia e, também, incube-se da formação dos fiéis.