Ministério dos Leitores

As celebrações litúrgicas, em conformidade com os rituais oriundos da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II são, sempre, ações de toda a Igreja. Ela, ministerial e hierarquicamente organizada, prolonga na história da gente a presença salvadora de Cristo ou fazer memória de seus gestos e palavras. Deste modo, por meio dos ritos e preces (SC 48), os fiéis podem conhecer o Mistério de Deus revelado em Cristo Jesus.

Os leitores e leitoras integram o corpo ministerial da nossa comunidade, indispensável para que se celebre conforme a tradição mais antiga e genuína da Igreja. Cada um, cada uma realiza aquilo e somente aquilo que lhe compete e na harmonia dos muitos serviços, configura-se a unidade e comunhão do único Corpo do Senhor.